CartaExpressa
Ricardo Nunes se reúne com líder da extrema direita italiana
Político é considerado um eurocético, de cunho nacionalista e antiglobalização
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), se reuniu na última semana com Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro e líder da extrema direita italiana. O encontro não constou na agenda oficial do prefeito.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo justificou que Nunes acompanhou, a pedido do deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos), uma reunião com Salvini.
“A Secretaria Especial de Comunicação esclarece ainda que o parlamentar já estava na cidade quando o prefeito chegou a Roma e que Abduch permaneceu na capital italiana quando o prefeito retornou ao Brasil”, diz.
A reunião foi revelada pelo portal UOL e confirmada por CartaCapital. O encontro foi na sede do Ministério da Infraestrutura e Transportes, em Roma.
Conforme a gestão paulistana, a reunião teria sido para discutir projetos de investimento em infraestrutura e cooperação entre empresas.
Salvini publicou um vídeo nas suas redes sociais na última quarta-feira 15 em que ligando para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No texto, ele cita que estava em reunião com Nunes. O prefeito, entretanto, não aparece nas imagens.
O político italiano é considerado um eurocético, de cunho nacionalista e antiglobalização. Em questões sociais, Salvini é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e se declara um defensor dos “valores da família”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PSOL aciona a Justiça contra Ricardo Nunes por campanha eleitoral em eventos oficiais
Por CartaCapital
Prefeito Ricardo Nunes contrata diretor de associação que ele preside por R$ 19 milhões
Por Agência Pública



