CartaExpressa
Revisão da vida toda do INSS volta à pauta do STF
Corte já anulou, em março do ano passado, a possibilidade de revisão da vida toda de aposentadorias


O Supremo Tribunal Federal pautou o julgamento, em plenário virtual, dos processos em andamento sobre a revisão da vida toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O tema vai ser analisado entre os dias 14 a 21 de fevereiro.
A Corte já anulou, em março do ano passado, a possibilidade de revisão da vida toda de aposentadorias, porém os ministros vão decidir se quem entrou com ação na Justiça terá de devolver ou não os valores recebidos em casos de revisão concedida por decisão judicial.
Ao julgarem constitucional as regras previdenciárias de 1999, a maioria dos ministros entendeu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional aos aposentados.
Antes da decisão, o beneficiário poderia optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo de toda vida pode aumentar ou não o benefício.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.