CartaExpressa

Renata Souza, ex-assessora de Marielle, registra BO por ameaça de morte

Renata Souza, ex-assessora de Marielle, registra BO por ameaça de morte

Foto: Divulgação/ renatasouzapsol/ Flickr

Foto: Divulgação/ renatasouzapsol/ Flickr

A deputada estadual Renata Souza (PSOL), candidata à Prefeitura do Rio na última eleição, registrou ocorrência na manhã desta segunda-feira, 21, após receber ameaças nas redes sociais.

No Facebook,  Também disse que a vereadora Marielle Franco, de quem Renata foi chefe de gabinete, teria morrido pelo mesmo motivo.

 

Renata foi chefe de gabinete de Marielle Franco. Na mensagem, enviada via Facebook, um homem comentou que ela “falava demais” e que iria “perder a linguinha” por causa disso. Também disse que Marielle teria morrido pelo mesmo motivo.

Aos 38 anos, Renata é a primeira mulher negra a presidir a Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Segundo ela, sua atuação nesse campo geram essas intimidações por conta de um cerceamento aos direitos humanos.

Outras parlamentares negras foram ameaçadas no exercício de seus cargos políticos, como Talíria Petrone (PSOL-RJ) que precisou sair do Estado do Rio de Janeiro e a vereadora Ana Lúcia Martins (PT-SC) que recebeu via Twitter após sua posse “a gente mata ela e entra o suplente, que é branco”.

A pesquisa Violência Política Contra Mulheres Negras explicita esse contexto. O levantamento feito pelo Instituto Marielle Franco mostra que de 8 a cada 10 mulheres candidatas que tenham em pauta políticas antirracistas sofreram algum tipo de violência virtual. Desse total, apenas 32% fez denúncia.

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Estagiária de CartaCapital

Compartilhar postagem