CartaExpressa
Renan Calheiros pedirá indiciamento dos filhos de Bolsonaro por fake news
Segundo a CNNBrasil, o capítulo do relatório que trata de mentiras é o que contempla o maior número de pessoas que podem ser indiciadas


O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), vai recomentar o indiciamento dos três filhos políticos do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio, o deputado federal Eduardo e o vereador Carlos. A informação é da jornalista Basília Rodrigues, da CNNBrasil. O crime cometido pelos integrantes do clã é a disseminação de fake news.
Por não haver um tipo penal para notícias falsas, o que não resultaria na responsabilização imediata, técnicos do Senado listaram os crimes que ocorreram a partir do compartilhamento intencional de difundir mentiras, como promover medicamentos sem eficácia comprovada e a imunidade de rebanho.
De acordo com a jornalista, os filhos do presidente poderão responder por colaborar com a infestação do vírus, o que formalmente se encaixaria no crime de epidemia.
O capítulo do relatório que trata das fake news é o que contempla o maior número de pessoas que podem ser indiciadas. Há médicos, empresários, políticos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.