CartaExpressa
Relator aceita denúncia contra Zambelli no Conselho de Ética da Câmara
O voto ocorreu aconteceu após a PF deflagrar uma operação contra a deputada de extrema-direita


O deputado João Leão (PP-BA) votou, nesta quarta-feira 2, pela admissibilidade de uma representação contra Carla Zambelli (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara. Leão é o relator do caso, que apura se a deputada bolsonarista feriu o Código de Ética e Decoro Parlamentar do colegiado ao xingar o deputado Duarte Júnior (PSB-MA), em abril. A representação foi protocolada pelo PSB.
O voto do relator ocorreu após a Polícia Federal deflagrar uma operação de busca e apreensão contra Zambelli, na qual também prendeu o hacker Walter Delgatti Neto.
Na sessão do Conselho de Ética, Leão tentou chegar a um acordo com Zambelli, para que ela pedisse desculpas ao deputado ofendido. Entretanto, o PSB não aceitou a solução.
O próximo passo do processo será a apresentação da defesa de Zambelli ao colegiado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.