CartaExpressa
Regulamentação da reforma tributária será ‘ainda neste ano’, promete Pacheco
Congresso promulgou a PEC da reforma em 2023, mas há uma série de pontos a serem regulamentados por leis complementares
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira 24 que a regulamentação da reforma tributária deve acontecer ainda este ano.
“Mesmo sendo um ano eleitoral, nós teremos todo o compromisso para, ainda neste ano, assim como fizemos com a emenda constitucional [da reforma tributária] no ano passado, entregarmos para a sociedade brasileira essa lei aprovada”, afirmou Pacheco.
O texto, que trata dos impostos sobre o consumo, foi entregue pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aos presidentes da Câmara e do Senado nesta quarta-feira.
O Congresso Nacional promulgou a PEC da reforma em dezembro de 2023, mas há uma série de pontos a serem regulamentados por leis complementares.
Além de definirem as alíquotas, deputados e senadores terão de balizar os regimes especiais e os tratamentos diferenciados a setores e produtos.
O principal efeito da proposta é a unificação, a partir de 2033, de cinco tributos — ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins — em uma cobrança única, dividida entre os níveis federal (com a Contribuição sobre Bens e Serviços, CBS) e estadual/municipal (com o Imposto sobre Bens e Serviços, IBS).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Reforma tributária: Fazenda projeta imposto menor para escola, hospital e medicamentos
Por CartaCapital
Reforma tributária: de cigarro a bebidas, confira a lista de produtos nos quais incidirá o ‘imposto do pecado’
Por CartaCapital



