CartaExpressa

Reforma do IR: Câmara aprova destaque que reduz taxação de lucros e dividendos

Destaque apresentado pelo Republicanos corta a alíquota de 20% para 15%

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira 2, por 319 votos a 140, um destaque apresentado pelo Republicanos que reduz de 20% para 15% a alíquota do Imposto de Renda retido na fonte dos lucros e dividendos distribuídos por empresas a investidores.

A taxa de 20% havia sido aprovada na quarta-feira no texto-base da reforma do IR e era defendida pelo relator do projeto, Celso Sabino (PSDB-PA).

Antes de avalizarem o destaque do Republicanos, os deputados rejeitaram outras três propostas de alteração apresentadas por partidos. Os destaques rechaçados também buscavam modificar a tributação de lucros e dividendos.

O primeiro, de autoria do Novo, criaria uma regra de transição para a incidência do IR sobre os dividendos. O segundo, do PT, instituiria três alíquotas para a tributação de lucros de dividendos (20%, 25% e 35%), com base no valor distribuído. O terceiro, do PSOL, previa alíquota igual à das pessoas físicas tributadas pelo IR.

(Com informações da Agência Câmara)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar