CartaExpressa

Rede privada brasileira quer comprar 5 milhões de doses de vacina indiana

Rede privada brasileira quer comprar 5 milhões de doses de vacina indiana

Foto: Prakash SINGH/AFP

Foto: Prakash SINGH/AFP

O presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), Geraldo Barbosa, afirmou neste domingo 3 que a entidade enviará uma comitiva à Índia para negociar a compra de 5 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Bharat Biotech.

À GloboNews, Barbosa disse que o objetivo da viagem é conhecer a planta da empresa e sua “capacidade real”, a fim de viabilizar a aquisição de doses excedentes do imunizante para abastecer as clínicas privadas. Segundo ele, a ABCVAC já assinou um termo de intenção de compra.

“É a quantidade que tinham para ofertar neste momento. Estamos brigando para um pouco mais, mas a princípio a previsão é de cinco milhões de doses”, afirmou.

A vacina da Bharat Biotech teve seu uso emergencial na Índia autorizado neste domingo. O imunizante está na fase três de testes no país, etapa em que se analisa a eficácia. Os estudos clínicos preliminares não apontaram efeitos colaterais graves e indicaram a produção de anticorpos.

Mesmo em meio à dificuldade do governo federal para obter seringas e agulhas para a imunização, Barbosa não acredita que a rede particular dificultará o programa de vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Já é do nosso negócio ter agulha e seringa, já é nosso estoque de rotina”.

 

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem