CartaExpressa
Recorde: 60% não confiam em nada do que diz Bolsonaro, segundo o Datafolha
Conforme o levantamento, 26% confiam às vezes no que o ex-capitão diz 13% confiam sempre
Recorte da mais recente pesquisa Datafolha divulgado nesta sexta-feira 17 indica que 60% dos brasileiros dizem não confiar em nada do que diz o presidente Jair Bolsonaro. Trata-se de um recorde de desconfiança no ex-capitão. Conforme o levantamento, 26% confiam às vezes no que ele diz e 13% confiam sempre.
Na rodada anterior, de setembro, os índices eram de 57%, 28% e 15%, respectivamente.
A pesquisa também mostra que a reprovação a Bolsonaro segue no nível mais alto desde que ele assumiu a Presidência: 53%.
Tudo isso se reflete no desempenho de Bolsonaro na medição das intenções de voto para 2022. A pesquisa conclui que Lula (PT) venceria qualquer adversário no 2º turno das eleições presidenciais. O petista lidera, também, todos os cenários de 1º turno considerados pelo instituto.
No 2º turno, Bolsonaro perderia para qualquer oponente. Para Lula, por 59% a 30%; para Ciro, por 53% a 32%. para Doria, por 46% a 34%; e para Moro, por 48% a 30%.
O Datafolha entrevistou presencialmente 3.666 pessoas em 181 cidades do País entre 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
4 a cada 10 eleitores de Bolsonaro em 2018 não irão repetir o voto
Por Getulio Xavier
Bolsonaro é reprovado por 53%, diz Datafolha
Por Getulio Xavier
PF sugere que Bolsonaro seja investigado por desinformação sobre urna eletrônica
Por Estadão Conteúdo


