CartaExpressa

Receita libera consulta ao terceiro lote do Imposto de Renda; confira

Mais de 6 milhões de contribuintes terão direito ao crédito bancário, o que corresponde a um montante de 8,5 bilhões de reais

Receita libera consulta ao terceiro lote do Imposto de Renda; confira
Receita libera consulta ao terceiro lote do Imposto de Renda; confira
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Receita Federal liberou, nesta quarta-feira 24, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR). Aos contribuintes que têm direito, o valor será depositado nas contas dos contribuintes até o próximo dia 31 de julho.

Segundo o órgão, 6.091.572 contribuintes terão direito ao crédito bancário, o que corresponde a um montante de 8,5 bilhões de reais.

A maior parte dos beneficiados (5,7 milhões de contribuintes) se refere a pessoas que não têm, necessariamente, prioridade, mas que usaram a declaração pré-preenchida ou que optaram por receber a restituição via Pix.

Além disso, há restituições para pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave; para contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério; e para grupos específicos entre 60-79 anos ou mais de 80 anos. 

Há, ainda, cerca de 54 mil restituições para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, que receberam prioridade na restituição deste ano. 

Para saber se tem direito à restituição disponível a partir de hoje, o contribuinte poderá acessar o site da Receita Federal. Para isso, é preciso informar o número do CPF, a data de nascimento, o exercício da declaração e o código verificador. 

Além dos lotes de restituição, outros dois já têm data de pagamento. O quarto lote será pago a partir de 30 de agosto, enquanto o quinto lote começa em 30 de setembro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo