CartaExpressa

Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IR 2023

Contribuintes poderão consultar o sistema a partir das 10 horas desta segunda-feira

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Receita Federal libera, nesta segunda-feira 24, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2023. O sistema será liberado para consulta a partir das 10 horas e a devolução será creditada nas contas no dia 31 de julho.

De acordo com a Receita, o lote desta segunda contempla mais de 5,6 milhões de contribuintes. Ao todo, serão mais de 7,5 bilhões de reais distribuídos neste lote, sendo 5,5 destinados a contribuintes com prioridade – idosos; pessoas que tem entre 60 e 79 anos; contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave; e quem tem como fonte de renda principal o magistério.

Também devem receber neste lote cerca de 3,68milhões de pessoas que não são prioritários, mas que entregaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo crédito via Pix. Outros 1,6 milhão que também não possuem prioridade legal, mas que entregaram corretamente a declaração até o dia 29 de março devem ser contemplados neste terceiro lote.

Como consultar

  • Acesse o site da Receita Federal
  • Clique em Meu Imposto de Renda
  • Clique em Consultar a Restituição

Outros lotes

Os outros dois lotes previstos em 2023 serão pagos no dias 31 de agosto29 de setembro. A consulta a estes dois lotes abre poucos dias antes das datas previstas para o pagamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar