CartaExpressa
“Quero ver quebrar plaquinha na cadeia”, diz irmã de Marielle sobre prisão de deputado
Daniel Silveira quebrou a placa com nome da ex-vereadora na campanha de 2018
A irmã de Marielle Franco, a ativista Anielle Franco, ironizou a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira, decretada na noite de terça-feira 16 pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
“Quero ver quebrar plaquinha na cadeia”, disse a carioca em referência ao ato feito pelo parlamentar durante a campanha eleitoral de 2018.
Na ocasião, o candidato, que era apoiado pela família do presidente Jair Bolsonaro, quebrou uma placa com o nome de Marielle.
Entenda a prisão do deputado
A prisão em flagrante de Silveira foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, por crime inafiançável.
A ordem foi proferida após o parlamentar divulgar um vídeo com discurso de ódio contra os integrantes da Corte.
A detenção foi decretada no âmbito do inquérito sigiloso que apura ameaças, ofensas e fake news disparadas contra ministros do STF e seus familiares.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



