CartaExpressa
Queiroga leva esposa, filhos e convidados em pelo menos 20 voos oficiais pela FAB
Uma cartilha apresentada por Bolsonaro sobre normas éticas aponta que somente ministro e equipe podem usufruir das aeronaves


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, levou sua esposa e filhos, além de parentes de outras autoridades, em pelo menos 20 voos oficiais da Força Aérea Brasileira. As informações são da Folha de S. Paulo.
O levantamento foi feito com base em registros de registros de 68 voos do Ministério da Saúde de 25 de março a 8 de agosto, obtidos pelo jornal com base na Lei de Acesso à Informação. Todos os deslocamentos serviram para agendas oficiais de Queiroga, que assumiu o cargo em 23 de março.
A esposa de Queiroga, a médica Simone Queiroga, esteve em companhia do ministro em 11 dos voos. Em duas ocasiões, o destino foi João Pessoa, onde o casal possui residência. Outros três filhos de Queiroga estiveram presentes em 8 voos.
Antes de assumir o Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro distribuiu uma cartilha com normas e procedimentos éticos, que versa sobre voos oficiais. No capítulo, o documento afirmava que somente o ministro e a equipe que o acompanha no compromisso podem utilizar as aeronaves.
À reportagem da Folha, o Ministério da Saúde disse apenas que o ministro tem liberdade para preencher as vagas ociosas nas aeronaves e não esclareceu o motivo pelo qual os parentes de Queiroga se utilizaram dos voos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmara Técnica da Saúde pode apresentar renúncia coletiva se Queiroga não retomar vacinação de adolescentes, diz jornal
Por CartaCapital
PSB vai ao STF para Ministério da Saúde retomar vacinação de adolescentes
Por Estadão Conteúdo