CartaExpressa
Queiroga culpa comportamento dos brasileiros e falta de testagem pelo avanço da Covid
A prefeitos, o ministro da Saúde repetiu que fará uma campanha pelo uso de máscaras


Em reunião com membros da Confederação Nacional de Municípios, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apontou nesta terça-feira 20 o comportamento dos brasileiros como responsável pelo avanço da Covid-19 no País.
“Se a população estivesse usando máscaras, mantendo o distanciamento, evitando aglomerações, se tivesse um programa de testagem mais adequado, isolamento dos casos positivos e dos seus contactantes, se fizéssemos a disciplina dos transportes urbanos, e para o funcionamento dos setores estratégicos, os senhores podem ter certeza que não estaríamos vivendo o momento que estamos vivendo hoje”, disse Queiroga aos prefeitos presentes, segundo a revista Veja.
O ministro ainda repetiu que promoverá uma campanha nacional de conscientização sobre a importância do uso de máscaras e admitiu a dificuldade na obtenção de vacinas.
“Já era para ter chegado mais de dez milhões de doses via consórcio Covax Facility. Isso não aconteceu, mostrando que a dificuldade não é só brasileira, mas mundial. Porque, se a própria OMS não cumpre aquilo com que ela se comprometeu, isso mostra que o problema é maior”, acrescentou, de acordo com o veículo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.