CartaExpressa
‘Que nem se cogite o descumprimento de ordens judiciais’: leia a íntegra do discurso de Rosa Weber
O presidente Jair Bolsonaro já ameaçou abertamente ignorar determinações da Corte
A ministra Rosa Weber assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal na segunda-feira 12, a 20 dias das eleições, sem a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). Terceira mulher a comandar a Corte, ele ficará no posto por apenas um ano, uma vez que se aposentará em outubro do ano que vem, quando completa 75 anos.
Gaúcha de Porto Alegre, Rosa ingressou na magistratura em 1976, como juíza do Trabalho substituta. Foi indicada ao STF em 2011 pela então presidenta Dilma Rousseff (PT).
Em seu discurso de posse, ela afirmou, sob aplausos, que não se pode cogitar o descumprimento de ordens judiciais. Em 2021, durante ato do 7 de Setembro em São Paulo, Bolsonaro se referiu ao ministro do STF Alexandre de Moraes como “canalha” e ameaçou ignorar determinações do magistrado.
Leia a íntegra do pronunciamento de Rosa Weber:
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Bolsonaro volta a mentir e acusa Lula de querer ‘impor o comunismo no Brasil’
Por CartaCapital
Bolsonaro volta a criticar a demarcação de terras indígenas: ‘É o fim da nossa economia’
Por Getulio Xavier
Algoritmos do Youtube privilegiam entrega de conteúdo pró-Bolsonaro, aponta estudo
Por CartaCapital



