CartaExpressa
Quadro clínico melhora, mas Francisco seguirá hospitalizado
Segundo a Santa Sé, os médicos retiraram o chamado ‘prognóstico reservado’ — termo usado quando não há segurança sobre a resposta do paciente ao tratamento


Nesta segunda-feira 10, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o estado de saúde do Papa Francisco segue estável, com melhorias progressivas. Exames clínicos e laboratoriais indicam uma evolução positiva do quadro, respaldada pelo tratamento.
Diante da melhora, segundo o boletim, os médicos retiraram o chamado “prognóstico reservado” — termo usado quando não há segurança sobre a resposta do paciente ao tratamento —, mas recomendaram que o Santo Padre permaneça internado por mais alguns dias, devido à complexidade de seu estado e à infecção identificada na admissão.
Ao longo do dia, segundo o boletim, o papa alternou momentos de oração e descanso, além de participar dos exercícios espirituais. Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, há cerca de quatro semanas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.