CartaExpressa

Putin: Sputnik V é confiável como um fuzil AK-47

O presidente russo também mencionou a Sputnik Light, imunizante de dose única contra a Covid-19

Foto: Alexey Druzhinin/RIA Novosti/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, voltou a defender nesta quinta-feira 6 a vacina Sputnik V. Segundo ele, esse e outros imunizantes produzidos pelo país são “tão simples e confiáveis quanto um fuzil Kalashnikov [AK-47]”.

Ao explicar a frase, disse que estava citando um “especialista europeu”. Em fevereiro, o presidente da Sociedade Austríaca de Doenças Infecciosas e Medicina Tropical, o infectologista Florian Thalhammer, fez a mesma afirmação sobre o imunizante.

Durante um encontro com a vice-primeira-ministra, Tatiana Golikova, Putin também mencionou a Sputnik Light, imunizante de dose única contra a Covid-19. “Eu sei que outra de nossas vacinas foi preparada para registro, a Sputnik Light”.

A Sputnik V é alvo de polêmicas inclusive no Brasil. Em abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária reprovou pedidos de estados para a importação da vacina russa.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar