CartaExpressa
Putin promulga lei que facilita a mobilização militar dos russos
O texto autoriza o envio das ordens de mobilização por meios eletrônicos, não apenas pessoalmente, como ocorre até agora


O presidente Vladimir Putin promulgou, nesta sexta-feira 14, uma lei para criar um sistema digital que agilizará a mobilização militar dos russos, após mais de um ano de ofensiva na Ucrânia.
O texto autoriza o envio das ordens de mobilização por meios eletrônicos, não apenas pessoalmente, como ocorre até agora. O documento do texto legislativo foi publicado em um portal oficial de informações do governo.
A matéria foi aprovada pela câmara alta do Parlamento russo na última quarta 12. Na ocasião, o Kremlin negou ser o início de uma nova mobilização de reservistas para o front ucraniano.
Com o texto em vigor, todos os russos mobilizados “serão considerados refratários”, infração punível com prisão, caso “se recusem a receber a convocação ou não estejam acessíveis”.
Até agora, muitos russos mobilizados escaparam por estarem ausentes de seus endereços oficiais. Isso não será mais possível.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Chanceler da Rússia chega ao Brasil na semana que vem
Por CartaCapital
Rússia suspende embargo à carne bovina brasileira, diz Itamaraty
Por Wendal Carmo
Rússia prende mulher acusada do assassinato de conhecido blogueiro militar
Por AFP