CartaExpressa
Putin promulga lei que facilita a mobilização militar dos russos
O texto autoriza o envio das ordens de mobilização por meios eletrônicos, não apenas pessoalmente, como ocorre até agora
O presidente Vladimir Putin promulgou, nesta sexta-feira 14, uma lei para criar um sistema digital que agilizará a mobilização militar dos russos, após mais de um ano de ofensiva na Ucrânia.
O texto autoriza o envio das ordens de mobilização por meios eletrônicos, não apenas pessoalmente, como ocorre até agora. O documento do texto legislativo foi publicado em um portal oficial de informações do governo.
A matéria foi aprovada pela câmara alta do Parlamento russo na última quarta 12. Na ocasião, o Kremlin negou ser o início de uma nova mobilização de reservistas para o front ucraniano.
Com o texto em vigor, todos os russos mobilizados “serão considerados refratários”, infração punível com prisão, caso “se recusem a receber a convocação ou não estejam acessíveis”.
Até agora, muitos russos mobilizados escaparam por estarem ausentes de seus endereços oficiais. Isso não será mais possível.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Chanceler da Rússia chega ao Brasil na semana que vem
Por CartaCapital
Rússia suspende embargo à carne bovina brasileira, diz Itamaraty
Por Wendal Carmo
Rússia prende mulher acusada do assassinato de conhecido blogueiro militar
Por AFP


