CartaExpressa
Público grita ‘sem anistia’ após Lula listar retrocessos impostos por Bolsonaro
Entre os pontos criticados estão a falta de investimento no Farmácia Popular e os erros do ex-presidente na aquisição de novas vacinas contra a Covid


Cidadãos presentes na cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gritaram “sem anistia”, neste domingo 1º, durante um discurso do petista. Na ocasião, ele apontava o retrocesso imposto ao Brasil nos quatro anos de governo de Jair Bolsonaro (PL).
Entre os pontos criticados estão o desmonte nas políticas de juventude, o desrespeito aos direitos dos povos indígenas, a falta de investimento no Farmácia Popular e os erros de Bolsonaro na aquisição de novas vacinas contra a Covid-19.
“Faltam recursos para a compra de merenda escolar e as universidades corriam o risco de não concluir o ano letivo. Não existem recursos para a Defesa Civil e a prevenção de acidentes e desastres. Quem está pagando a conta deste apagão é o povo brasileiro”, afirmou Lula antes de ser interrompido pelos gritos de “sem anistia”.
Segundo o novo presidente, “nesses últimos anos vivemos, sem dúvida, um dos piores períodos da nossa história”. Os quatro anos de Bolsonaro foram classificados como “uma era de sombras, de incertezas e de muito sofrimento”.
“Mas esse pesadelo chegou ao fim, pelo voto soberano, na eleição mais importante desde a redemocratização do País.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Conheça os brasileiros que entregaram a faixa de presidente da República a Lula
Por CartaCapital
Lula sobe a rampa do Planalto e recebe a faixa de presidente da República
Por CartaCapital
Governo Lula prorrogará a desoneração de combustíveis, diz futuro presidente da Petrobras
Por CartaCapital