CartaExpressa

PT vai para o bloco de Maia, mas não crava apoio imediato a Baleia Rossi ou Aguinaldo Ribeiro

Gleisi Hoffmann espera adesão do PSOL ao bloco para se contrapor a Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado por Jair Bolsonaro

PT vai para o bloco de Maia, mas não crava apoio imediato a Baleia Rossi ou Aguinaldo Ribeiro
PT vai para o bloco de Maia, mas não crava apoio imediato a Baleia Rossi ou Aguinaldo Ribeiro
A Deputada federal Gleisi Hoffmann - Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), confirmou no fim da tarde desta sexta-feira 18 a adesão do partido ao bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a eleição à presidência da Câmara.

“Temos muitas diferenças, mas tem uma pauta que nos une: a defesa da democracia, das instituições e da liberdade desta Casa. Achamos muito relevante participar deste movimento. Estamos com os partidos de oposição – PDT, PSB, Rede, PCdoB – e gostaríamos muito que o PSOL se incluísse neste bloco”, afirmou Gleisi em entrevista coletiva.

Ela disse ter “respeito” pelos deputados Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), os favoritos a receber o apoio de Maia, mas declarou que a oposição “construirá um nome para apresentar ao bloco também como uma alternativa”.

Segundo a presidenta do PT, o bloco apresentará “uma agenda mínima para o País”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo