CartaExpressa
PT renova mandato e Gleisi fica na presidência do partido até 2025
A decisão foi tomada em reunião do Diretório Nacional nesta segunda-feira 13


O PT decidiu nesta segunda-feira 13 renovar os mandatos da direção nacional e das direções estaduais por dois anos. A medida foi formalizada durante reunião do Diretório Nacional.
Com isso, Gleisi Hoffmann (PT) seguirá na presidência nacional do partido até 2025. A decisão será oficializada nesta terça-feira 14, em uma resolução.
O atual mandato de Gleisi se encerraria neste ano. Com a extensão, ela tende a se manter fora do ministério do presidente Lula, uma vez que teria de se afastar da presidência do PT para chefiar alguma pasta.
Após vencer a eleição, Lula decidiu que Gleisi não seria ministra, apesar de ter sido peça-chave na campanha e coordenado a articulação política na equipe de transição. A avaliação é de que uma eventual saída de Gleisi do comando poderia gerar uma disputa pelo cargo, o que não estava nos planos do presidente.
O PT promove nesta noite uma comemoração pelos 43 anos de sua fundação. Entre outros, participam do evento, em Brasília, Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Proposta para corrigir o IR e programa para renegociar dívidas já estão com Lula
Por CartaCapital
Lula entregará o Prêmio Camões a Chico Buarque em Portugal
Por CartaCapital
Lula retoma programa para catadores de recicláveis extinto por Bolsonaro
Por CartaCapital