CartaExpressa

PT realiza eleição para definir novo presidente; Edinho Silva é favorito

Também disputam o cargo Romênio Pereira, Rui Falcão e Valter Pomar; resultado deve ser conhecido na segunda-feira

PT realiza eleição para definir novo presidente; Edinho Silva é favorito
PT realiza eleição para definir novo presidente; Edinho Silva é favorito
O presidente Lula votou pela manhã na eleição que vai definir o novo presidente do PT. Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O PT realizou, neste domingo 6, eleições para definir quem será o próximo presidente do partido. O resultado deve ser anunciado na segunda-feira 7.

Os votos de cerca de 3 milhões de afiliados definirão as novas direções municipais, estaduais e nacional da sigla pelos próximos quatro anos. Em eleição direta, vence o candidato a presidente que alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Caso seja necessário um segundo turno, a nova etapa ocorrerá no próximo dia 20.

O presidente Lula votou ainda pela manhã em uma urna levada pela sigla no hotel em que o presidente se encontra hospedado, no Rio de Janeiro, para participação da cúpula dos Brics.

O presidente tem como candidato para o comando da legenda Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP).

Atualmente, quem comanda o PT é o senador Humberto Costa (PT-CE), de maneira interina, depois que Gleisi Hoffmann se licenciou para virar ministra das Relações Institucionais. A paranaense assumiu a sigla em 2017 e ficou no comando do partido por quase oito anos.

Quem são os candidatos

Edinho Silva
O candidato favorito ao comando nacional da legenda é o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva, ligado à ala Construindo Um Novo Brasil (CNB). Dominante do partido, a CNB é formada por nomes como Gleisi e Lula. 

Ex-tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff e ex-ministro, ele tem defendido uma modernização do PT. Edinho Silva também tem avaliado que a sigla se distanciou de suas bases e que o partido precisa corrigir a estratégia.

Também disputam o cargo Romênio Pereira: atual secretário de Relações Internacionais do partido e representante da Movimento PT; Rui Falcão: deputado federal, ex-presidente da sigla e membro da corrente Novo Rumo; e Valter Pomar: ex-vice-presidente do PT, dirigente nacional e integrante da Articulação de Esquerda.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo