CartaExpressa
PT é o partido que mais tem simpatizantes, diz pesquisa
A maioria dos brasileiros (79%), no entanto, afirma não simpatizar com nenhuma legenda
A maioria dos brasileiros (79%) afirma não simpatizar com nenhum partido político, mas entre os que se dizem simpatizantes de alguma legenda, o PT é o favorito de 64% deles. É o que revelam novos dados da pesquisa “A cara da democracia”, divulgada nesta quarta-feira 6 no jornal O Globo.
Já o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, fica com a preferência de 9% dos eleitores, o que o faz ser a segunda sigla mais lembrada.
Fora do grupo, considerados aqueles que têm preferência por partido e os que não tem, o PT fica com 13%, enquanto o PL, 2%.
O MDB fica com cerca com 5%. Outros partidos tradicionais como PSDB ou PDT não passaram da margem de erro.
A pesquisa também questionou a rejeição das legendas: 60% disseram não ter antipatia por siglas, enquanto 36% responderam que sim. Nesse grupo, o PT despontou como o mais rejeitado, com 56%. O PL ficou com 10%.
Para os resultados, foram feitas 2.538 entrevistas presenciais em 201 cidades, em todas as regiões do País. Realizada pelo Instituto da Democracia (INCT/IDDC), tem margem de erro total de 1,9 ponto percentual, e índice de confiança de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PoderData: Bolsonaro cresce no segundo turno, mas perde para Lula e Ciro
Por CartaCapital
Vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 14 pontos no primeiro turno, mostra Quaest
Por CartaCapital
Lula e Bolsonaro são os que mais crescem nas redes sociais, aponta levantamento
Por Alisson Matos



