CartaExpressa
PT descarta apoio a Arthur Lira na Câmara
A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, disse que a sigla ‘não comporá bloco com candidatura apoiada por Bolsonaro’


A presidente PT, Gleisi Hoffmann, disse que o partido não vai apoiar Arthur Lira (PP) à presidência da Câmara dos Deputados.
Pelas redes sociais, a deputada garantiu que a sigla “não comporá bloco para a mesa da Câmara com candidatura apoiada por Bolsonaro”.
O PT não comporá bloco para a mesa da Câmara com candidatura apoiada por Bolsonaro. Junto com a oposição construirá alternativa de bloco em defesa da democracia e uma candidatura que represente e debata um programa e uma agenda para derrotar Bolsonaro e tirar o país da crise
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 17, 2020
O deputado Rogério Correia (PT-MG) também se manifestou pelas redes sociais após a reunião e reforçou o desejo de construir uma candidatura com partidos de oposição.
Decisões da bancada federal do PT sobre eleição da mesa:
1- não apoiar nenhuma candidatura do Governo Bolsonaro;
2- apresentar um programa em defesa da democracia e contra retrocessos;
3- construir junto com partidos da oposição uma candidatura para presidencia da Câmara.— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) December 17, 2020
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.