CartaExpressa
PT anuncia apoio a Rodrigo Pacheco para presidência do Senado
O político do PSD é candidato à reeleição para o comando da Casa Alta


A bancada do PT anunciou, nesta quinta-feira 26, o apoio a Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na eleição para a presidência do Senado, marcada para 1º de fevereiro.
O político mineiro já comanda a Casa e será candidato à reeleição. Ele terá a concorrência de Rogério Marinho (PL-RN), que conta com o endosso dos partidos aliados de Jair Bolsonaro – PP, PL e Republicanos -, e Eduardo Girão (Podemos-CE).
Ao todo, Pacheco terá o apoio de nove senadores do PT. A intenção de formalizar a aliança já havia sido sinalizada em dezembro.
Em fevereiro de 2021, quando foi levado ao posto de presidente do Senado, Rodrigo Pacheco também contou com o apoio da bancada petista. Durante o mandato, ele chegou a ser um aliado de Bolsonaro, mas se afastou do ex-capitão nos últimos anos de governo. Após o pleito presidencial, aproximou-se de Lula.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PDT oficializa apoio a Pacheco na eleição para a presidência do Senado
Por CartaCapital
Há um sentimento de confiança e esperança renovadas, diz Pacheco na posse de Lula
Por CartaCapital
PL confirma Rogério Marinho como candidato a presidente do Senado
Por CartaCapital
Eduardo Girão anuncia candidatura para a Presidência do Senado
Por CartaCapital