CartaExpressa
PT aciona o STF contra Bolsonaro por usar a TV Brasil em live de fake news
Deputados do partido acusam o presidente de cometer os crimes de improbidade e abuso de poder econômico e político


Deputados federais do PT, sob a coordenação do líder do partido na Câmara, Bohn Gass (RS), protocolaram nesta sexta-feira 30 uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro por usar a TV Brasil para transmitir uma live na qual divulgou “mentiras, fake news, charlatanismo, ataques a adversários políticos e gravíssimo ataque institucional ao TSE”.
O partido acusa Bolsonaro de cometer os crimes de improbidade e abuso de poder econômico e político. Também argumenta que o presidente cometeu crime eleitoral, por meio de “propaganda eleitoral antecipada”. A transmissão foi ao ar na noite da última quinta-feira 29.
“Não há dúvidas de que o representado utilizou a TV BRASIL para fazer promoção pessoal, atacando o sistema eleitoral brasileiro e usando o cargo de Presidente da República para difundir infundada opinião pessoal sobre suposta fraude nas urnas eletrônicas, com o nítido propósito de fazer promoção pessoal com vistas ao processo eleitoral do ano de 2022″, diz trecho da notícia-crime.
O PT ainda sustenta que o presidente “tem plena consciência da inverdade de suas afirmações, sendo que, no caso dessa acusação de fraude, (…) o suposto crime é atribuído ao próprio TSE, podendo-se concluir que o crime é atribuído, ainda de que forma genérica, aos ministros e a servidores do órgão”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após fake news de Bolsonaro, Lira diz não ver futuro na PEC do Voto Impresso e Gilmar critica ‘conversa fiada’
Por CartaCapital
Rede pede que STF multe Bolsonaro em 500 mil reais a cada mentira sobre o sistema eleitoral
Por CartaCapital
Bolsonaro praticou calúnias inaceitáveis, dizem juristas sobre live
Por CartaCapital