CartaExpressa
PT aciona a AGU após secretário de Zema ligar o governo Lula a ‘narcopresidentes’
Segundo o líder petista na Câmara, as alegações são ‘gravíssimas, inclusive do ponto de vista internacional’


O líder do PT na Câmara dos Deputados, Odair Cunha (MG), pediu à Advocacia-Geral da União providências após o secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, dizer que o governo Lula “é amigo de narcopresidentes”.
Segundo Cunha, as alegações são “gravíssimas, inclusive do ponto de vista internacional”.
“Sua divulgação, sem mínimo lastro, pode prejudicar seriamente a percepção da população a respeito da atuação do Estado nacional”, escreveu o petista. “Sendo assim, solicitamos que a AGU tome providências sobre o aqui narrado, adotando as medidas legais que julgar cabíveis, tanto no campo cível, quanto penal.”
Greco proferiu a declaração na segunda 22, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte. “A gente tem hoje um governo federal que é amigo de narcopresidentes. Você tem o presidente da Venezuela, você tem o presidente da Colômbia, você tem o presidente da Bolívia…”, afirmou o secretário de Romeu Zema (Novo).
Odair Cunha encaminhou o pedido de providências diretamente ao advogado-geral da União, Jorge Messias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Zema pede ao STF mais uma prorrogação do prazo para renegociar dívida com a União
Por CartaCapital
Zema vê Tarcísio como nome mais forte da direita para 2026
Por CartaCapital
Zema foi irresponsável e deixou Minas à beira do colapso financeiro, diz Silveira
Por CartaCapital