CartaExpressa
PSOL pode discutir na terça-feira 17 se apoiará o PDT em Fortaleza
Candidato de Ciro Gomes, Sarto Nogueira (PDT) enfrentará nome apoiado por Jair Bolsonaro
Com a derrota de seu candidato no 1º turno em Fortaleza, o PSOL ainda não decidiu se apoiará o PDT no 2º turno. Nome indicado por Ciro Gomes, Sarto Nogueira (PDT) foi o mais votado, com 35,72%. Nogueira enfrenta o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Capitão Wagner (PROS), que marcou 33,32%.
O apoio ao PDT deve ser tema de uma reunião da executiva estadual do PSOL na terça-feira 17, às 19h. O candidato do PSOL na eleição de Fortaleza, Renato Roseno, ficou em 6º lugar no 1º turno, com 2,68%. Nas redes sociais, Roseno sugeriu que “o plano é derrotar o bolsonarismo”. Ele pode estar presente no encontro, junto a sete membros da executiva e vereadores eleitos pela legenda.
Uma aliança entre PSOL e PDT também pode ocorrer em São Paulo, mas no sentido inverso: é o partido de Ciro Gomes que precisa decidir se vai apoiar Guilherme Boulos (PSOL) no 2º turno, contra Bruno Covas (PSDB).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.