CartaExpressa
PSOL oficializa a candidatura de Tarcísio Motta à prefeitura do Rio de Janeiro
O candidato tem um cenário desafiador pela frente, com o favoritismo do prefeito Eduardo Paes (PSD)


O PSOL oficializou, nesta quinta-feira 1º, a candidatura de Tarcísio Motta à prefeitura do Rio de Janeiro. A vice será a deputada Renata Souza, também do PSOL.
Na cerimônia, Tarcísio afirmou que priorizará a educação e o enfrentamento à desigualdade.
“Essas duas coisas, obviamente, se articulam. Na desigualdade, a discussão de habitação, de enfrentamento à fome e à miséria”, disse. “Tudo isso é preciso fazer imediatamente, porque o Rio de Janeiro não pode esperar.”
Fazem parte da coligação a Rede Solidariedade (que compõe uma federação com o PSOL) e o PCB. “Vamos mostrar que é possível uma cidade que não se renda às milícias ou aos conchavos”, declarou Tarcísio nas redes sociais.
Uma pesquisa Quaest divulgada em 24 de julho apontou o favoritismo do prefeito Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição. Ele soma 49% das intenções de voto e lidera a disputa com uma folga de mais de 30 pontos percentuais.
O bolsonarista Alexandre Ramagem (PL), segundo colocado na disputa, tem 13% da preferência, enquanto Tarcísio é o terceiro, com 7%. Ramagem e Motta estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Paes bate martelo e define Eduardo Cavaliere como vice para eleição no Rio de Janeiro
Por Wendal Carmo
Quaest: Paes lidera corrida eleitoral no Rio com 49% das intenções de voto; Ramagem soma 13%
Por CartaCapital
Em ampla desvantagem contra Paes, Ramagem oficializa candidatura a prefeito do Rio
Por CartaCapital