CartaExpressa

PSDB vai à Justiça contra pronunciamento de Lula em rede nacional

Legenda alega que discurso do presidente foi ‘eleitoreiro’; argumento dos tucanos é questionado pelo líder do governo na Câmara

PSDB vai à Justiça contra pronunciamento de Lula em rede nacional
PSDB vai à Justiça contra pronunciamento de Lula em rede nacional
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O PSDB anunciou, nesta segunda-feira 29, que pretende tornar o pronunciamento do presidente Lula (PT) em rede nacional, exibido na noite de domingo 28, em um caso de Justiça. O anúncio foi feito pelo presidente da sigla, Marconi Perillo.

Segundo alega o partido, Lula teria desviado a finalidade de um pronunciamento em cadeia de rádio e TV ao fazer um discurso ‘eleitoreiro’.

O petista não citou diretamente o pleito municipal e usou a maior parte do tempo para, conforme suas palavras, “prestar contas a cada família brasileira”. Na transmissão, Lula defendeu a responsabilidade fiscal do seu governo e chegou a citar, em determinado momento, a ‘destruição’ das contas do País causada pelos governos anteriores, de Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).

É justamente essa crítica ao ex-capitão e ao emedebista que parece ter gerado a insatisfação da legenda tucana:

“Neste domingo, 28 de julho, o presidente usou desse expediente para fazer propaganda da divisão do país da qual ele é um dos protagonistas e espalhar dados eleitoreiros para subsidiar o discurso de seus candidatos a prefeito e vereador neste ano”, diz um trecho da nota divulgada por Perillo.

A ação tucana gerou revolta do entorno de Lula. Para o deputado José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara, o pedido judicial do PSDB indica que o partido perdeu o ‘senso de medida’. Ele menciona o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao responder Perillo.

“Era só o que faltava! O PSDB querer impedir que o presidente Lula divulgue os feitos de seu governo. O PSDB perdeu o senso de medida. Um partido que governou o Brasil com FHC se prestar a esse papel”, escreveu o parlamentar ao comentar o assunto.

O Planalto, por sua vez, ainda não comentou a acusação da legenda tucana sobre o pronunciamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo