CartaExpressa

PSDB não lidera disputa para governador em nenhum estado, mostra levantamento

Partido, que passa por indecisão quanto à candidatura de Doria à presidência, está atrás até em estados que governam, diz ranking do site Poder360

O pré-candidato do PSDB à Presidência, João Doria. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O União Brasil lidera a disputa partidária pelos governos estaduais no Brasil. Ao todo, a legenda recém formada pela fusão do DEM e do PSL aparece na dianteira da disputa em Alagoas, na Bahia, no Ceará, em Goiás, no Piauí e no Mato Grosso. Os dados são de um ranking do site Poder360, que organizou um compilado de todas as pesquisas estaduais disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral.

Chama a atenção no levantamento o fato do PSDB não aparecer vitorioso em nenhum estado brasileiro. Nem mesmo em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que hoje são governados pelo partido, os candidatos tucanos aparecem na liderança dos levantamentos.

Fora o União Brasil, quem aparece na melhor colocação é o PL, partido de Jair Bolsonaro liderado por Valdemar Costa Neto. Neste momento, a legenda aparece vitoriosa em três unidades da federação. PT, PDT, MDB e Republicanos estariam em vantagem, segundo o compilado, em dois estados cada.

O levantamento ainda mostra o PSD, Solidariedade, PP, PSB, Novo e Cidadania com a liderança na disputa pelo executivo em um estado cada.

Para chegar ao ranking, o site usou levantamentos de 20 estados e do Distrito Federal, disponíveis no TSE, e considerou os nomes testados no cenário estimulado com o maior número de pré-candidatos. Nos casos em que há mais de uma simulação com a mesma quantidade de nomes, o site considerou apenas aquela elencada como principal pela empresa de pesquisa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.