CartaExpressa

PSDB não lidera disputa para governador em nenhum estado, mostra levantamento

Partido, que passa por indecisão quanto à candidatura de Doria à presidência, está atrás até em estados que governam, diz ranking do site Poder360

PSDB não lidera disputa para governador em nenhum estado, mostra levantamento
PSDB não lidera disputa para governador em nenhum estado, mostra levantamento
O pré-candidato do PSDB à Presidência, João Doria. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O União Brasil lidera a disputa partidária pelos governos estaduais no Brasil. Ao todo, a legenda recém formada pela fusão do DEM e do PSL aparece na dianteira da disputa em Alagoas, na Bahia, no Ceará, em Goiás, no Piauí e no Mato Grosso. Os dados são de um ranking do site Poder360, que organizou um compilado de todas as pesquisas estaduais disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral.

Chama a atenção no levantamento o fato do PSDB não aparecer vitorioso em nenhum estado brasileiro. Nem mesmo em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que hoje são governados pelo partido, os candidatos tucanos aparecem na liderança dos levantamentos.

Fora o União Brasil, quem aparece na melhor colocação é o PL, partido de Jair Bolsonaro liderado por Valdemar Costa Neto. Neste momento, a legenda aparece vitoriosa em três unidades da federação. PT, PDT, MDB e Republicanos estariam em vantagem, segundo o compilado, em dois estados cada.

O levantamento ainda mostra o PSD, Solidariedade, PP, PSB, Novo e Cidadania com a liderança na disputa pelo executivo em um estado cada.

Para chegar ao ranking, o site usou levantamentos de 20 estados e do Distrito Federal, disponíveis no TSE, e considerou os nomes testados no cenário estimulado com o maior número de pré-candidatos. Nos casos em que há mais de uma simulação com a mesma quantidade de nomes, o site considerou apenas aquela elencada como principal pela empresa de pesquisa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo