CartaExpressa
PSD e Republicanos confirmam apoio à PEC da Transição
A bancada do bloco se reuniu com o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator-geral do Orçamento e autor da proposta


O bloco formado por PSD e Republicanos no Senado afirmou, nesta quarta-feira 30, ser favorável à PEC da Transição, solução para o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viabilizar o cumprimento de uma das principais promessas de campanha: a manutenção do Auxílio Brasil de 600 reais, programa que voltará a se chamar Bolsa Família a partir de 2023.
O anúncio partiu do líder do PSD na Casa Alta, Nelsinho Trad (MS). A bancada do bloco se reuniu com o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator-geral do Orçamento e autor da proposta de emenda à Constituição, que explicou os detalhes do texto.
“A partir do momento em que todo mundo compreendeu isso, o PSD decidiu, com o bloco formado com o Republicanos, os 13, que nós vamos apoiar a PEC da transição”, afirmou Trad, em nota.
Mais cedo, o PP, de Arthur Lira e Ciro Nogueira, afirmou concordar com a aprovação da PEC com duração de um ano e garantia de ampliação do Bolsa Família para 600 reais, além do aumento do salário mínimo. A sigla também disse aceitar a discussão do adicional de 150 reais por criança de até seis anos. O governo eleito de Lula deseja aprovar a PEC com uma licença extrateto de quatro anos para o programa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As opções de ministérios que o PDT pode ocupar no governo Lula
Por Alisson Matos
Lula deve se encontrar com Biden nos EUA antes da posse, diz Haddad
Por CartaCapital
Em carta ao governo Lula, grupo pede a extinção imediata das escolas militarizadas
Por Ana Luiza Basilio