CartaExpressa
PSB recomenda voto em Boulos, mas libera filiados no 2º turno de São Paulo
A executiva nacional acompanhou a deliberação do diretório municipal, presidido pela deputada federal Tabata Amaral


O PSB decidiu nesta quinta-feira 17 recomendar o voto em Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno da eleição em São Paulo, mas liberou os filiados a votar como bem entenderem.
A executiva nacional acompanhou a deliberação do diretório municipal, presidido pela deputada federal Tabata Amaral, quarta colocada no primeiro turno.
A resolução recomenda o voto em Boulos contra Ricardo Nunes (MDB), mas faz uma ressalva: “Liberar seus filiados para se posicionarem, expressarem-se e votarem de acordo com a sua consciência e compreensão política”.
Horas após o encerramento do primeiro turno, em 6 de outubro, Tabata declarou voto em Boulos, mas deixou claro que não participaria da campanha nem subiria no palanque do deputado federal.
O documento chancelado nesta quinta afirma que a gestão de Nunes não expressa os “compromissos sociais” do PSB e que a candidatura de Boulos “é o projeto de oposição colocado no segundo turno”.
Tabata recebeu 605.552 votos, o equivalente a 9,91% do total de votos válidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Boulos x Nunes: Veja as intenções de voto de evangélicos e de católicos em São Paulo
Por CartaCapital
Após apagão, Datafolha mostra Nunes 18 pontos à frente de Boulos em São Paulo
Por CartaCapital
Datafolha: 69% dizem votar em Nunes no 2º turno por falta de opção melhor
Por CartaCapital