CartaExpressa
PSB diverge do PT e diz que eleição na Venezuela não foi democrática
O partido do vice-presidente Geraldo Alckmin não reconhece a vitória de Nicolás Maduro
O PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, não reconhece a vitória de Nicolás Maduro na eleição presidencial da Venezuela, realizada no último domingo 28.
A manifestação partiu do presidente da legenda, Carlos Siqueira, no X.
“O PSB condena as violações dos direitos humanos e democráticos perpetradas pelo regime chavista. Consideramos esse regime uma ditadura e, como tal, sabíamos que ele não realizaria uma eleição livre, transparente e democrática.”
A mensagem foi publicada horas depois de o PT, partido do presidente Lula, emitir uma nota na qual reconhece a vitória de Maduro.
“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana”, diz um trecho do comunicado.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


