CartaExpressa
PSB decide deixar o maior bloco da Câmara, capitaneado por Lira
O grupo contava com 176 representantes até esta segunda-feira 5


O PSB formalizou nesta segunda-feira 5 um pedido para sair do maior bloco da Câmara dos Deputados, formado por 176 representantes. Entre as siglas do grupo está o PP, do presidente da Casa, Arthur Lira (AL).
O documento, protocolado na Mesa Diretora, é assinado pelo líder pessebista, Gervásio Maia (PB).
Além de PSB (14 deputados) e PP (50), estão no bloco União Brasil (59), Federação PSDB/Cidadania (18), PDT (18), Avante (7), Solidariedade (6) e Patriota (4).
O segundo maior bloco da Câmara, com 144 deputados, é composto por MDB, PSD, Republicanos e Podemos. O PSB, porém, ainda não anunciou a intenção de integrá-lo.
Segundo o artigo 12 do regimento interno da Casa, um bloco parlamentar “tem existência circunscrita à legislatura, devendo o ato de sua criação e as alterações posteriores ser apresentados à Mesa para registro e publicação”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PL mantém a maior bancada da Câmara em 2024; confira o ranking
Por CartaCapital
De volta ao Congresso, Lira eleva pressão sobre o governo e Pacheco confirma votações anti-STF
Por Leonardo Miazzo