CartaExpressa
PSB cobra apoio do PT em estados para formar federação: ‘Não precisamos dela para disputar a eleição’
‘Nós não vamos fazer federação com ninguém, principalmente com o PT, antes de ter um acordo geral sobre os apoios que nós precisamos’
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, expôs as dificuldades na negociação de uma possível federação com o PT e cobrou apoio em estados para destravar o acordo que pode impactar as eleições presidenciais de 2022. Segundo ele, uma federação entre todas as siglas de esquerda “poderia melhorar eleitoralmente o cenário”, mas as tratativas são complexas.
“Em primeiro lugar, nós não vamos fazer federação com ninguém, principalmente com o PT, antes de ter um acordo geral sobre os apoios que nós precisamos do PT. Em segundo lugar, a rigor, nós não precisamos de federação alguma para disputar as eleições”, disse Siqueira em entrevista à Rádio CBN na terça-feira 28.
De acordo com Siqueira, as conversas em estágio mais avançado envolvem PCdoB e PV. No caso do PT, ponderou, tem de haver “compreensão e generosidade” para um desfecho positivo.
“Aliança pressupõe acordo entre partes e temos disposição para fazer esse acordo, mas isso pressupõe a reciprocidade de ambos os lados. Há muitos meses colocamos para o PT as demandas do PSB e até agora não tivemos resposta sobre nenhuma delas.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula e Alckmin podem fazer campanha em dois palanques em São Paulo
Por Estadão Conteúdo
Lula cobra do governo Bolsonaro uso das Forças Armadas nas enchentes na Bahia
Por CartaCapital
Lula tem 61% entre beneficiários do Auxílio Brasil; Bolsonaro aparece com 18%
Por CartaCapital



