CartaExpressa

Prouni: inscrições começam nesta segunda; veja quem pode solicitar bolsa

Candidatos ao Programa Universidade para Todos podem se inscrever até a quinta-feira 1

Créditos: Wilson Dias / Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre começam nesta segunda-feira 29 e vão até a quinta-feira 1.

Os candidatos devem se inscrever pelo portal Acesso Único e fazer login com CPF e senha.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.

Quem pode concorrer às bolsas?

Para se inscrever, o estudante tem que ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2023, ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

Também é necessário atender a um dos requisitos, ao menos:

* Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
* Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
* Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
* Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou
* Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
* Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
* Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa).

Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).

Como requisitar a bolsa?

O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso, selecionando a instituição de ensino e o turno; na sequência é necessário indicar se a a participação será em ampla concorrência ou via cotas. As indicações de cursos poderão ser alteradas até o fim do período de inscrições.

O Prouni terá uma primeira lista de chamada divulgada no dia  de fevereiro e uma segunda no dia 27 de fevereiro. Nos dias 14 e 15 de março os candidatos ainda poderão sinalizar interesse na lista de espera, que terá resultado publicado no dia 18 de março.

Nesta edição, o programa ofertará 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais, e 97.451 parciais, distribuídas em 15.482 cursos, de 1028 instituições participantes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar