CartaExpressa
Projeto que proíbe separar presos por critério de facção criminosa avança na Câmara
A matéria passou pela Comissão de Segurança Pública e chegou à Comissão de Constituição e Justiça


A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira 19 um projeto que proíbe a classificação e a separação de presos de acordo com a participação deles em facções ou organizações criminosas.
Autor da proposta, o deputado Capitão Alden (PL-BA) alega que o objetivo é evitar que a administração prisional reproduza ou legitime estruturas paralelas de poder. A relatora, Delegada Ione (Avante-MG), recomendou o aval ao texto.
Ione argumentou que a atual redação da Lei de Execução Penal não impede a adoção de critérios discricionários e não objetivos para classificar e alocar os internos.
Ela também declarou que o projeto reforça o princípio da individualização da pena, o processo legal e a presunção de inocência.
Os próximos passos da tramitação são a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e, na sequência, pelo plenário. Se os deputados aprovarem o projeto de lei, a matéria chegará ao Senado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmara aprova regime de urgência de projeto que amplia isenção do IR para quem ganha R$ 5 mil
Por Vinícius Nunes
Câmara aprova projeto que protege crianças no ambiente digital
Por Wendal Carmo
Câmara aprova projeto que cria a carteira nacional de docente
Por Agência Câmara