CartaExpressa
Professores da UFMG encerram greve e voltarão às aulas no dia 10
Os docentes se manterão, contudo, em estado de greve e também aprovaram uma nova paralisação para o dia 14 de junho


Professores da Universidade Federal de Minas Gerais decidiram colocar fim à greve docente nesta quarta-feira 5, que completou 5o dias.
A decisão foi tomada após assembleia, que votou pelo retorno das atividades na segunda-feira 10.
Segundo o sindicato dos professores da UFMG, os profissionais continuam a rejeitar a proposta de acordo do governo federal, e se mantêm em estado de greve, ou seja, os professores retomarão as atividades, mas continuarão mobilizados em torno das pautas do movimento grevista.
Também foi aprovada uma paralisação para o dia 14 de junho, data em que está prevista uma reunião da categoria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). No dia, os professores da universidade somarão às atividades de mobilização em Brasília para pressionar o governo federal a atender as reivindicações dos professores e das professoras, e dos técnicos-administrativos em educação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Ratinho Jr. pede a prisão da presidente do sindicato de professores por greve no Paraná
Por CartaCapital
A viabilidade fiscal da proposta do movimento de greve no ensino superior
Por Antônio José Alves Júnior e Miguel Carvalho
Lula tenta encerrar greve e convoca reitores de universidades federais para reunião
Por Wendal Carmo