CartaExpressa
Presidente do TCU ameaça processar repórter por acusação de conluio
Bruno Dantas quer explicações sobre acusações feitas pelo jornalista Breno Pires sobre votação que encurta mandatos de presidentes de agências reguladoras
O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, afirmou nesta terça-feira, 5 de agosto, que tomará medidas judiciais contra o jornalista Breno Pires, repórter da revista piauí, para pedir explicações sobre um comentário feito por ele nas redes sociais.
O anúncio foi feito após uma publicação do jornalista, na qual ele sugeriu que o ministro teria interesses particulares em um processo do Tribunal que poderia encurtar os mandatos de presidentes das agências reguladoras.
Breno Pires insinuou que o presidente do TCU estaria negociando indicações para as agências reguladoras, caso o julgamento reduzisse o tempo de mandato.
Espero que na interpelação criminal que proporei o repórter explique melhor o post lacônico. Ainda não será uma ação penal, apenas um pedido de esclarecimentos sobre a acusação que faz. Terá, enfim, a chance de dizer que agência está sendo negociada, com quem, como e quando. https://t.co/giH6Suq8qd
— Bruno Dantas (@DantasBruno) August 6, 2024
Autor de uma série de reportagens sobre a gestão de Dantas à frente do TCU, Pires tem apontado que o tribunal, sob a anuência do governo Lula, tem se tornado um ‘balcão de negócios’, liderando iniciativas de conciliação entre a União e concessionárias ainda que, em essência, tenha como o objetivo a fiscalização.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
TCU analisa nesta quarta se Lula terá de devolver relógio recebido na França em 2005
Por CartaCapital
TCU aponta irregularidades em contrato da Petrobras com Unigel
Por CartaCapital


