CartaExpressa

Presidente do TCU ameaça processar repórter por acusação de conluio

Bruno Dantas quer explicações sobre acusações feitas pelo jornalista Breno Pires sobre votação que encurta mandatos de presidentes de agências reguladoras

Presidente do TCU ameaça processar repórter por acusação de conluio
Presidente do TCU ameaça processar repórter por acusação de conluio
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Bruno Dantas Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, afirmou nesta terça-feira, 5 de agosto, que tomará medidas judiciais contra o jornalista Breno Pires, repórter da revista piauí, para pedir explicações sobre um comentário feito por ele nas redes sociais.

O anúncio foi feito após uma publicação do jornalista, na qual ele sugeriu que o ministro teria interesses particulares em um processo do Tribunal que poderia encurtar os mandatos de presidentes das agências reguladoras.

Breno Pires insinuou que o presidente do TCU estaria negociando indicações para as agências reguladoras, caso o julgamento reduzisse o tempo de mandato.

Autor de uma série de reportagens sobre a gestão de Dantas à frente do TCU, Pires tem apontado que o tribunal, sob a anuência do governo Lula, tem se tornado um ‘balcão de negócios’, liderando iniciativas de conciliação entre a União e concessionárias ainda que, em essência, tenha como o objetivo a fiscalização.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo