CartaExpressa
Presidente do PL sai em defesa de deputada que postou foto com arma e referência a Lula
Valdemar Costa Neto escreveu que Júlia Zanatta ‘tem todo o direito de defender a posse e o porte de armas’


O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, defendeu nesta segunda-feira 20 a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), que publicou uma foto nas redes sociais segurando uma arma e usando uma camiseta com a ilustração de uma mão com quatro dedos atingida por três tiros.
O cacique do Centrão escreveu que a bolsonarista “tem todo o direito de defender a posse e o porte de armas” e disse que a indústria armamentista “é um segmento que gera empregos e movimenta a economia”.
“Zanata, fique firme na defesa das suas ideias. O maior acesso às armas provocou uma forte redução da violência no governo Bolsonaro. Os números mostram isso. Conte com o meu apoio e da direção Nacional do PL. Não se intimide!”, alegou.
Zanata, fique firme na defesa das suas ideias. O maior acesso às armas provocou uma forte redução da violência no governo Bolsonaro. Os números mostram isso. Conte com o meu apoio e da direção Nacional do PL. Não se intimide!
— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) March 20, 2023
Na imagem publicada pela deputada, a roupa ainda trazia a mensagem “come and take it” (“venha pegá-la”, em tradução livre do inglês). A legenda da publicação fazia críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas redes, usuários acusaram a deputada de apologia à violência.
A presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), disse que a postagem evidencia um comportamento nazista da parlamentar e afirmou que a sociedade não deveria “baixar a guarda” com “quem insiste em incitar a violência e semear ódio”.
Zanatta foi eleita com mais de 110 mil votos nas eleições de 2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

8 de Janeiro: Coronel da PM pede a Moraes a revogação de sua prisão preventiva
Por Wendal Carmo
‘Nacionalidade não importa’, diz Lula ao relançar o Mais Médicos, agora com foco em brasileiros
Por Getulio Xavier