CartaExpressa

Presidente da EBC deixa o cargo após compartilhar mensagem que chama apoiadores de Israel de ‘idiotas’

Segundo Hélio Doyle, o ministro Paulo Pimenta ‘manifestou descontentamento’ pela publicação

Presidente da EBC deixa o cargo após compartilhar mensagem que chama apoiadores de Israel de ‘idiotas’
Presidente da EBC deixa o cargo após compartilhar mensagem que chama apoiadores de Israel de ‘idiotas’
O jornalista Hélio Doyle, ex-presidente da EBC. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O jornalista Hélio Doyle deixou nesta quarta-feira 18 a presidência da Empresa Brasil de Comunicação, a EBC.

Em nota encaminhada aos funcionários, ele afirmou ter pedido o desligamento ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e agradeceu ao presidente Lula (PT).

Hélio Doyle foi nomeado diretor-presidente da EBC em 14 de fevereiro. Ele assumiu o cargo após a gestão de transição da jornalista Kariane Costa, representante dos empregados no Conselho de Administração da empresa.

A saída ocorre após Doyle compartilhar, em seu perfil no X, uma publicação do ilustrador Carlos Latuff chamando de “idiotas” apoiadores de Israel. Dizia a mensagem: “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”. Posteriormente, o jornalista apagou o post.

“O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros”, disse Doyle em nota nesta quarta. “Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo