CartaExpressa
Prefiro um político competente a um técnico, diz Lula em encontro com prefeitos
O petista ainda ironizou Jair Bolsonaro por demonstrar arrependimento de concorrer à Presidência


O presidente Lula (PT) fez uma defesa da classe política, nesta terça-feira 14, durante encontro promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília. Ele criticou tentativas de criminalização da atividade política no País.
“Aprendi a ser político, aprendi a gostar de política, aprendi a respeitar os políticos”, disse o petista. “Prefiro um político competente do que um técnico, porque o político entende um pouco de tudo e muitas vezes o técnico não entende de nada. O técnico tem de ter um chefe e esse chefe é um político.”
Lula ainda ironizou indiretamente Jair Bolsonaro (PL) por demonstrar arrependimento de concorrer à Presidência. Em 2021, por exemplo, o ex-capitão afirmou que não sabia “onde estava com a cabeça” ao se lançar à disputa.
“Uma vez nós tivemos um presidente que dizia: ‘Ah, eu não gosto de ser presidente, eu não deveria estar aqui’. Quero dizer para vocês: eu gosto de ser presidente e gosto de estar lá para provar que é possível a gente fazer as coisas que tem que fazer”, disse o petista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula faz cobrança pública a ministros: ‘Não anunciem nada sem antes passar pela Casa Civil’
Por Getulio Xavier
Diálogo sobre privatização do Porto de Santos com o governo Lula é ‘excelente’, diz Tarcísio
Por Victor Ohana
Cercado por empresários, Doria elogia Lula e diz que Haddad tem agido bem ao escutar o mercado
Por Victor Ohana