CartaExpressa
Prefeito de São Paulo não deve liberar transporte gratuito para eleições
Ricardo Nunes (MDB) disse que a proposta não é viável, e argumentou que no primeiro turno foram disponibilizados 2 mil ônibus a mais


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), não pretende liberar ônibus de graça aos eleitores da cidade no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições. A declaração foi feita à jornalista Monica Bergamo, via aplicativo de mensagens.
“Consultei a SPTrans [empresa que faz a gestão dos ônibus na capital] já no primeiro turno e não acham viável. Colocamos 2.000 ônibus a mais do que normalmente circulam aos domingos. Não tivemos problemas no primeiro turno e deve ocorrer assim também no segundo”, disse.
A abstenção no estado de São Paulo no primeiro turno foi de 21,63% , o que significa que cerca de 7,5 milhões de eleitores não compareceram às urnas. A taxa é um pouco maior da aferida em 2018, que foi de 21,52%.
A taxa é especialmente preocupante para as campanhas de Lula e Haddad, que têm mais eleitores entre as populações mais pobres do país e do estado. Na capital, os cidadãos têm que desembolsar mínimo de R$ 8,80 em um trecho ida e volta, com o custo da passagem a R$ 4,40.
Nunes, que é apoiador do candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo do estado defendeu a eficácia do sistema de transporte e acrescentou: “Nunca houve [passe livre em dias de votação], em nenhuma gestão, seja PSD, PT, PSDB”.
A reportagem de CartaCapital procurou a prefeitura de São Paulo para checar se já há uma decisão em definitivo e aguarda posicionamento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Leia a íntegra da carta de Lula aos evangélicos
Por CartaCapital
Ex-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio declara apoio a Lula
Por CartaCapital
As apostas nos bastidores do Senado entre Lula e Bolsonaro
Por Alisson Matos
Tarcísio tem vantagem de 13 pontos sobre Haddad em SP, diz Real Time
Por CartaCapital