CartaExpressa
Prefeito de cidade baiana institui o ‘Dia da Consciência Humana’
A data, que passa a fazer parte do calendário local, será comemorada no dia 10 de setembro


O prefeito da cidade baiana de Alagoinhas, Joaquim Neto (PSD), sancionou uma lei que institui o Dia Municipal da Consciência Humana. A data, que passa a fazer parte do calendário local, será comemorada no dia 10 de setembro.
A lei que estabelece a nova data foi publicada no dia 25 de julho no Diário Oficial do Município, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
O projeto de lei que instituiu o dia foi de autoria do vereador petista Thor de Ninha. No texto, o parlamentar justifica que a Declaração Universal dos Direitos Humanos evidencia que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
A também vereadora petista Juci Cardoso, se manifestou contra a data e afirmou que é a favor da revogação. “O Dia da Consciência Humana não pode ser defendida ou muito menos estar na legislação porque ele afronta tudo que é espectro da nossa luta”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Alagoinhas informou que instituiu a Política Municipal de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça.
“O prefeito Joaquim Neto reitera o seu respeito a todas as pautas identitárias, reafirmando, na oportunidade, o seu compromisso com o Estado Democrático de Direito”, diz o comunicado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os índices de aprovação a Lula na Bahia e em Pernambuco, segundo nova pesquisa Quaest
Por CartaCapital
PL na Bahia ameaça destituir diretórios que fizerem alianças com o PT
Por CartaCapital