CartaExpressa
Precisamos apoiar as aéreas, mas elas têm de comprar avião da Embraer, diz Mercadante
Segundo o presidente do BNDES, a pandemia deixou sequelas, mas as companhias aéreas e o mercado ‘estão muito bem’


O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira 19 que a compra de aviões da Embraer é uma “condição fundamental” para ampliar a ajuda do governo às companhias aéreas.
Em janeiro, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a elaboração de um plano para fortalecer a aviação civil, com a criação de um fundo de financiamento. O objetivo, disse ele na ocasião, é que as empresas ampliem os investimentos nacionais em manutenção e na compra de novas aeronaves.
Segundo Mercadante, a pandemia da Covid-19 deixou sequelas, mas as companhias aéreas e o mercado “estão muito bem”.
“Precisamos apoiar essas empresas, mas elas precisam comprar avião da Embraer. Essa é uma condição fundamental para todo o esforço que o governo está fazendo de repactuar passivo fiscal, de financiar”, disse o presidente do BNDES. “Nós precisamos trazer aviões da Embraer. A contrapartida é gerar empregos, impostos, inclusive para continuar fortalecendo as finanças públicas, o que é um grande desafio.”
A declaração ocorreu em São José dos Campos (SP), durante o anúncio do financiamento à exportação de 32 jatos comerciais E175 da Embraer para a American Airlines. O contrato, de 4,5 bilhões de reais, se concretizou por meio do BNDES.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula anuncia investimentos em rodovias SP-RJ e cobra presença de Tarcísio em eventos
Por André Lucena
‘Que elejam o presidente que quiserem’, diz Lula sobre disputa na Venezuela
Por CartaCapital
Lula anuncia investimentos de R$ 10 bilhões para execução de obras na Via Dutra e na Rio-Santos
Por CartaCapital