CartaExpressa
Prazo para substituição de candidatos termina nesta segunda
A restrição não se aplica a casos de morte de postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador
Termina nesta segunda-feira 16 o prazo para substituição de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.
A Lei das Eleições, regulamentada por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral, permite que partidos e coligações troquem candidaturas indeferidas, canceladas e cassadas – além dos casos de renúncia e morte.
O prazo de 16 de setembro só não se aplica a casos de morte de candidatos. Nesta situação, se a substituição ocorrer após a preparação das urnas e da lista de candidatos, o substituto concorrerá com nome, número e foto da pessoa substituída.
Os partidos também podem solicitar o cancelamento do registro de candidatura daqueles que foram expulsos da sigla até a data da eleição, após um processo com garantia de ampla defesa.
Já nos episódios em que um postulante renuncia após a candidatura ter sido reconhecida judicialmente, ele será impedido de concorrer ao mesmo cargo na mesma eleição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Boulos defende ‘pacto de civilidade’ após confusão em debate na TV Cultura
Por CartaCapital
A possível repercussão da cadeirada de Datena nas campanhas de Nunes e Boulos
Por CartaCapital
Justiça eleitoral decide que candidato ‘xará’ de Boulos deverá escolher outro nome na urna
Por CartaCapital


