CartaExpressa
Possível chapa Lula-Alckmin pesa em adiamento da filiação de Datena ao PSD
‘De uma semana para cá, mudou o mundo. Uma implosão política aí’, afirmou o apresentador do Grupo Bandeirantes


O jornalista José Luiz Datena, apresentador do Grupo Bandeirantes, afirmou que não se filiará ao PSD na próxima quarta-feira 24, como estava previsto. Entre os motivos para o adiamento, a possibilidade de Geraldo Alckmin – de saída do PSDB – ser candidato a vice-presidente em uma chapa encabeçada por Lula nas eleições presidenciais de 2022.
“De uma semana para cá, mudou o mundo. Uma implosão política aí”, disse Datena ao UOL. “Então, cada um tem o seu tempo para escolher. Por que não posso ter o meu tempo?”
Datena afirmou não saber “qual a possibilidade” de ser candidato ao Senado, como parte de uma chapa que teria Alckmin como postulante ao governo de São Paulo e Márcio França (PSB) como vice.
O apresentador também declarou que, mesmo com essas mudanças na conjuntura, o cenário mais provável envolve sua filiação ao PSD e que, em conversa com o presidente da sigla, Gilberto Kassab, deixou aberta a possibilidade de concorrer ao governo paulista.
“Não sei qual é a pretensão de cada um deles. Se a do Kassab é fechar com o Lula lá na frente”, acrescentou. “Mas eu não dependo do Alckmin. Ele pode fechar com o Lula e eu fechar com o Kassab para Senado ou governo do estado. Provavelmente Senado.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Paraná Pesquisas: Lula lidera todos os cenários para 2022 e Moro é o 3º colocado
Por CartaCapital
Alckmin elogia ‘predicados’ de Lula e mira ‘civilidade’; aliados dizem que a chapa ‘não é impossível’
Por Ana Flávia Gussen
Bolsonaro ataca Luiza Trajano por ter ‘declarado amor’ a Lula
Por Getulio Xavier